quinta-feira, 2 de março de 2017

Chá de Dente de Leão

Serve para ajudar no tratamento de doenças hepáticas, problemas das vias biliares, hemorroidas, gota, reumatismo, problemas de pele, problemas renais e diabetes e ainda auxilia no metabolismo de gorduras e retenção de líquidos.

Chá Dente de Leão
Ele ajuda no funcionamento do fígado e ainda regula os níveis de açúcar na corrente sanguínea, assim evitando a ocorrência de hipoglicemia, a qual é uma das causas da compulsão alimentar podendo ajudar no funcionamento do metabolismo de gorduras no corpo. Em estudos realizados com animais, pode-se provar que eles perderam cerca de 30% do peso inicial. É um desintoxicante, sendo apropriado para uma “limpeza” do organismo, especialmente após um período de exageros ou acúmulos, onde abusamos de substâncias não muito saudáveis ao organismo, como comidas e bebidas em excesso.


PROPRIEDADES

No nordeste do Brasil é conhecida como “esperança” e recebe, em nosso país diversos outros nomes, como: taraxaco, alface-de-cão, amargosa, amor-de-homem, etc. Nos Estados Unidos, segundo consta, costumavam usar suas flores para a fabricação de um licor.
Esta planta, muito comum, além de fazer parte da culinária de países da Europa, sendo costumeiramente utilizada em saladas e sumos, ainda possui diversas propriedades benéficas à saúde, sendo usada como chá, há séculos, para várias indicações.
Na Alemanha, onde é muito conhecido, o Dente-de-leão é consumido como chá e também nas saladas, e seu consumo é incentivado no tratamento de diversos males como: arteriosclerose, astenia, artrose, celulite, cálculos biliares, cistite, cirrose, constipações, colesterol, distúrbios menstruais e gastrite. O óleo feito com esta planta é usado no tratamento de varizes, arteriosclerose, artrite, astenia e artrose. 
Entre as diversas propriedades do dente de leão, as principais são: 
  • A variedade de vitaminas oferecidas por ele (entre elas: vitamina A, B6 e C). 
  • É rico em minerais (sendo eles: cálcio, potássio, magnésio, cobre e ferro). 
  • Algumas proteínas também são oferecidas. 
  • Possui inulina. 
  • Possui pectina. 
  • É comprovado que possui mais vitamina A que a cenoura. 
  • Oferece riboflavina. 
  • Possui tiamina. 
  • Uma xícara de seu chá tem a mesma quantidade de cálcio presente em ½ copo de leite. 
Estas propriedades oferecem benefícios variados para o organismo do ser humano, os principais são: melhora a saúde óssea, dando força, crescimento e protegendo os ossos; ajuda a controlar distúrbios no fígado, mantendo um fluxo bom da bílis e estimulando a digestão; ajuda no tratamento da diabetes, principalmente estimulando a produção de insulina; é diurético; é útil para prevenir e tratar doenças de pele causadas por infecções microbianas ou fungos; serve como tratamento para a temida acne; promove a perda de peso com seu efeito diurético, ajudando a eliminar as gorduras do corpo; reduz os radicais livres, promovendo a prevenção de câncer; ajuda no tratamento de pessoas anêmicas; atua na redução da tensão arterial.

BENEFÍCIOS

1.Perda de Peso
A raiz do Dente-de-leão é altamente benéfica para pessoas que desejam livrar-se de alguns kg. Os fitoquímicos presentes no dente-de-leão fornecem benefícios diuréticos e laxantes que ajudam a aumentar o volume e a frequência da micção. Este, por sua vez ajuda a livrar-se do peso da água causado pela retenção de líquidos. 
Um estudo realizado em 2009, publicado no Jornal de Medicina Alternativa e Complementar, relata que o extrato de dente-de-leão aumenta a produção de urina, durante cinco horas após o seu consumo. Ajudando desta forma a reduzir a retenção de líquidos, mas não a gordura. 

Além disso, a raiz de dente de leão é conhecida por ajudar a suprimir o apetite, promover a quebra das gordura e colesterol. A planta, tem também muito poucas calorias. 

Beber o chá de dente de leão, 2 ou 3 vezes por dia. 

Também pode adicionar o dente de leão fresco em saladas ou sopas. 

Nota: Não tome a erva durante longos períodos. Além disso, e uma vez que a planta pode interagir com determinados medicamentos, aconselhamos consultar o seu médico antes de usá-la. 

2.Promove a saúde do fígado

O dente de leão é uma erva que funciona como um poderoso tônico para o fígado e, portanto, é considerada muito eficaz para a saúde do nosso fígado, ajudando a metabolizar a gordura acumulada no fígado e promover uma boa função hepática.

Além disso, ajuda a aumentar o fluxo da bílis e desintoxicar o fígado.
Um estudo publicado no Journal of Ethnopharmacology em 2010 destaca o efeito terapêutico de raiz do dente de leão no tratamento de distúrbios hepáticos.
Um outro estudo publicado no mesmo ano em Food and Chemical Toxicology demonstra os efeitos hepatoprotetores do extrato aquoso da raiz do dente-de-leão contra o estresse oxidativo induzido pelo álcool.
Um estudo realizado em 2012 publicado no Journal of Medicinal Food destaca também o efeito hepatoprotetor do dente-de-leão contra a toxicidade induzida pelo acetaminofeno (paracetamol), fármaco responsável por vários casos de hepatite, cirrose e transplante hepático.
Além disso, um estudo publicado em 2013 na Food and Chemical Toxicology descobriu que o extrato da folha do dente-de-leão ajuda na prevenção e tratamento da doença hepática gordurosa não alcoólica relacionada com a obesidade.


3.Propriedades anticancerígenas
Nos últimos anos, a raiz do dente-de-leão tem sido estudada pelo seu grande potencial no combate ao câncer. A sua propriedade antioxidante ajuda o corpo a evitar os danos celulares provocados pelos radicais livres. Na verdade, a planta mostrou ser bastante eficaz na exterminação de diferentes tipos de câncer, como resultado das suas habilidades de combate extraordinárias.
Um estudo realizado em 2008, publicado no Jornal Internacional de Oncologia relata que os extratos das raízes do dente-de-leão ou alguns componentes individuais presentes nesses extractos, podem ser uma mais valia como agentes anticancerígenos.

Um estudo publicado no Journal of Ethnopharmacology em 2011 sugere que o extrato aquoso da raiz do dente-de-leão contém componentes que agem na indução na apoptose seletiva (morte celular programada) das células de leucêmicas. Este estudo enfatiza a importância da medicina natural para o tratamento da leucemia.

Outro estudo publicado no mesmo ano, na revista Evidence-based Complementary and Alternative Medicine, destaca também a eficácia do extrato da raiz do dente-de-leão como um quimioterápico natural no combate aos câncers resistentes à quimioterapia.

Para finalizar, um outro estudo publicado em 2012 no “Pâncreas”, relata que o extrato da raiz de dente-de-leão raiz tem o potencial de induzir a apoptose e a autofagia (autofagocitose) em células humanas do câncer pancreático, sem efeito significativo sobre as células não cancerosas.

4.Regula a pressão arterial alta
Sendo um diurético por natureza, o dente de leão aumenta a frequência urinária, tanto em quantidade como em frequência. Auxiliando na eliminação do excesso de sódio, sem a perda de potássio (como ocorre em alguns diuréticos disponíveis sem receita médica).

O dente de leão é uma erva rica em fibras e potássio, que ajudam na regulação da pressão arterial.

A fibra presente no dente de leão é bastante útil na redução do colesterol, que por sua vez, reduz a pressão arterial, uma vez que o colesterol é um dos principais fatores que faz aumentar a pressão arterial. Ajudando assim a baixar a pressão arterial elevada.

Um estudo realizado em 2010, publicado no International Journal of Molecular Science relatou que o tratamento com a raiz do dente de leão e a folha da planta mudou positivamente a atividade das enzimas antioxidantes no plasma e perfil lipídico de coelhos alimentados com colesterol e, portanto, pode ter um grande potencial como hipolipemiante e antioxidante.

Hipolipemiantes são sustâncias ativas com a capacidade de diminuir os níveis de lípidos no sangue.

Quando os níveis de pressão arterial e colesterol estão sob controle, existe uma redução do risco de sofrer de doenças cardíacas.

5.Evita problemas e doenças urinárias
Sendo uma planta altamente diurética por natureza, a raiz de dente de leão também ajuda a eliminar as substâncias tóxicas depositadas nos rins e do trato urinário. 
De acordo com um estudo publicado em 2009 no Journal of Alternative and Complementary Medicine, o dente-de-leão funciona como um diurético e aumenta a produção de urina, ajudando desta forma a limpar os rins. 
Além disso, as propriedades desinfectantes desta erva maravilhosa inibem o crescimento de micróbios e bactérias no trato urinário. Por sua vez, auxilia na redução e prevenção do risco de infecções do trato urinário. 
É também eficaz na redução de distúrbios da bexiga, como a cistite por exemplo. 

6.Ajuda a controlar a Diabetes
O dente-de-leão é uma planta que também pode ajudar os pacientes diabéticos, uma vez que estimula a produção de insulina no pâncreas, que por sua vez mantém os níveis de açúcar no sangue sob controle. 

Além disso, as propriedades diuréticas do dente-de-leão ajudam a aumentar a frequência urinária, o que ajuda a eliminar o excesso de açúcar no corpo. 

Um estudo publicado em 2001 no Journal of Ethnopharmacology relata que o tratamento à base de extrato de dente-de-leão auxilia na redução de açúcar no sangue em ratos diabéticos. No entanto, são necessárias mais evidências científicas para apoiar esta reivindicação. 

É sabido que as pessoas diabéticas são mais propensas a desenvolver problemas nos rins e fígado. Como já referido anteriormente, a raiz do dente-de-leão ajuda a manter saudáveis estes dois órgãos tão vitais para a nossa saúde. 



7.Acalma o sistema digestivo 

As raízes, folhas e flores do dente-de-leão são comestíveis e podem ser utilizadas para melhorar a saúde do sistema digestivo. 

A planta também atua como um suave laxante natural que ajuda a melhorar a digestão, estimula o apetite, e equilibra as bactérias naturais e benéficas do nosso intestino. Aumenta a liberação de suco gástrico e bile para ajudar na digestão, especialmente na digestão de gorduras. 

Além disso, aumenta a pressão no interior do estômago e relaxa o esfíncter muscular entre o estômago e o intestino delgado. Facilitando desta forma a digestão dos alimentos. 
Num estudo animal realizado em 2011, publicado no Neurogastroenterology and Motility, os pesquisadores descobriram que o dente-de-leão aumenta da motilidade gástrica até 37 por cento em comparação com um grupo controlado em que não foi administrada a planta. 
Além disso, o seu elevado teor em fibras, reduz e previne a constipação intestinal (prisão de ventre). 

8.Combate o inchaço e a inflamação

As propriedades diuréticas do dente-de-leão ajudam a metabolizar os líquidos extra, tornando-se um excelente remédio caseiro para o inchaço e inflamação no corpo. Na realidade, é uma planta extraordinária no tratamento da retenção de líquidos nas regiões inferiores do corpo, tais como as pernas. 

Tem também bastante potássio, mineral que ajuda a equilibrar o sódio (sal) no nosso corpo. Por sua vez, ajuda a reduzir o inchaço e a inflamação causadas devido ao edema ou retenção de líquidos. 

Para combater o inchaço, beba o chá de dente-de-leão 2 a 3 vezes ao dia até que o inchaço desapareça. 

Nota: Evite o dente-de-leão, se você tiver problemas na vesícula biliar. 


9.Melhora a saúde da pele
Os nutrientes benéficos para nossa pele existentes no dente-de-leão ajudam a manter a nossa pele saudável e prevenir problemas de pele futuros. 

A substância branca leitosa que sai depois de quebrar o pé de dente-de-leão é altamente benéfica para a saúde da pele. A seiva do pé de dente-de-leão é altamente alcalina. Além disso, contém propriedades germicidas, insecticidas e fungicidas. 

Esta seiva pode ser aplicada diretamente sobre a pele para o tratamento do prurido, micose, eczema e outras condições da pele. 

Um estudo publicado em 2012 no Peptides Journal relata três novos peptídeos encontrados nas flores do dente-de-leão que exibem alta atividade antimicrobiana contra fungos e bactérias patogênicas em condições de laboratório. 
Além disso, sendo um excelente desintoxicante, diurético e antioxidante, é ainda eficaz no tratamento da acne. 
Nota: É necessário ter algum cuidado ao usar a seiva da planta, e evitar qualquer contato com os olhos. 

10.Melhora a saúde óssea

O dente-de-leão é rico em antioxidantes que ajudam a proteger os ossos de danos relacionadas com a idade, o que inclui, fragilidade óssea, fraqueza e diminuição da densidade óssea. 

Também contém cálcio, mineral bastante importante para o crescimento e fortalecimento dos ossos. Como muitos sabem, a deficiência de cálcio está ligada ao enfraquecimento dos ossos. 

Através do consumo do chá de dente-de-leão ou da planta fresca, podemos evitar o desenvolvimento de ossos fracos, bem como da cárie dentária. 

Além disso, a vitamina K (vitamina anti-hemorrágica) presente no dente-de-leão desempenha um papel importantíssimo na saúde dos nossos ossos. A vitamina K está envolvida na mineralização dos ossos, o que por sua vez reduz o risco de fraturas ósseas, especialmente em mulheres pós-menopausa que estão em risco de desenvolver osteoporose.



CONTRA INDICAÇÕES


Há muito poucos efeitos colaterais ligados ao uso de raiz de dente-de-leão. Reações alérgicas a erva foram relatados. 
  • As pessoas que tomam prescrição lítio, um diurético, medicação para pressão arterial ou medicamentos para reduzir o açúcar no sangue não devem tomar a raiz de dente-de-leão. 
  • Gestantes ou lactantes devem consultar seu médico antes de tomar esta erva.
  • Se você tiver problemas biliares ou renais, você só pode tomar medicamentos com dente-de-leão após consultar o seu médico. 

Os efeitos colaterais do Dente-de-leão incluem azia e diarreia, quando consumida em excesso.


RECOMENDAÇÃO DE CONSUMO

A forma mais comum é infusão, fervendo as folhas e a raiz da planta. Tomar até três xícaras por dia, mantendo por um período de um a três meses, dependendo da cura pretendida.

PREPARAÇÃO

O dente de leão é uma planta extremamente versátil, e dele se pode aproveitar tudo: raízes, caule, folhas e flor. No entanto, dependendo da maneira de consumo, algumas partes são mais adequadas que outras. Vejas as várias formas de uso e consumo dessa planta.

Chá de Dente de Leão
Ingredientes:
2 colheres (sopa) da erva
1 litro de água

Preparo:
Coloque a erva e o litro de água a ferver, quando a água alcançar a fervura, tape a panela e abafe por cerca de 10 minutos. Depois disso, lembre-se de coar e o seu chá estará pronto para ser bebido.
Nota: Este chá possui um gosto amargo leve, oferece todos os benefícios e tem apenas 25 calorias por xícara! Se tomado três vezes ao dia, o efeito emagrecedor é mais eficaz.

Infusão contra Gota
Ingredientes:
15 g de folhas e raízes de dente de leão
250 ml de água

Preparo:
Coloque as folhas e raízes na água e deixe levantar fervura. Deve repousar 10 minutos e ser consumida duas a três vezes ao dia.

Cataplasma para reumatismo
Ingredientes:
3 colheres (sopa) de folhas de dente de leão
50 ml de água

Preparo:
Coloque as folhas de Dente de leão na água e deixe ferver durante 5 minutos. Depois esmague a mistura, espalhe-a sobre um pano de linho limpo e aplique sobre a articulação dolorida.

Sumo contra cálculos renais
Ingredientes:
4 folhas de dente de leão
1 copo de água
Sumo de limão 

Preparo:
Bata as folhas com a água na liquidificadora. Acrescente gotas de sumo de limão e tome duas a três colheres de sopa por dia.

Sopa de Dente de Leão
Ingredientes:
2 tomates inteiros e maduros
3 dentes de alho
¼ de xícara de manjericão
2 pedaços de gengibre
3 inhames
½ cebola grande
½ xícaras de salsa picada
2 colheres (sopa) de azeite
5 xícaras (chá) de água
2 a 3 pés de dente de leão

Preparo:
Depois de lavada, raspe a raiz do dente de leão para que fique impecavelmente limpa. Pique aos pedacinhos bem pequenos o dente de leão, o inhame, o tomate, o alho e a cebola e coloque numa panela. Adicione a salsa, o manjericão, o gengibre (inteiro para depois de pronta a sopa, poder retirá-lo), azeite e a água. Deixe cozinhar por 40 minutos, ou até o inhame se apresentar macio.

Outras formas
Muitas pessoas desconhecem o uso desta planta na culinária. O dente de leão é uma planta parecida com a chicória. É da família das Compostas. Pode ser usado em saladas ou em sopas. As folhas podem ser usadas cruas em saladas, cortadas aos pedaços pequenos (o azeite usado dilui o sabor amargo das plantas mais crescidas), em sumos (comece com uma quantidade pequena) ou cozidas como se fossem espinafres. Melhor se comidas cruas, porque mantém assim todos os nutrientes intactos. Na Primavera, adicione dente-de-leão diariamente aos seus preparados culinários e repare nas mudanças positivas no seu nível de energia, vitalidade e bem-estar.
– Salada: usam-se as folhas. No entanto, é necessário ter cuidado no momento da escolha e sempre optar pelas folhas mais novas, que possuem menos amargor e textura mais agradável. Basta lava-las, corta-las em pedaços pequenos e temperar a gosto;
– Refogado: também se usa as folhas. O refogado é indicado para pessoas que queiram introduzir o dente de leão na dieta diária, já que é muito similar ao espinafre. Lave e corte as folhas e as refogue em aceite, alho e cebola.


RECEITA TOP




Caso queira conhecer melhor outros Chás e Ervas Medicinais que não tenha aqui no site, escreva no comentário qual o Chá ou Erva Medicinal que você gostaria de conhecer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário