A vitamina D é um micronutriente importante com grandes benefícios para a saúde, incluindo melhoria na imunidade e fortalecimentos dos ossos.
Há evidências em pesquisas que a Vitamina D pode ajudá-lo a perder peso.
Este artigo analisa de forma abrangente os efeitos da vitamina D em relação a perda de peso, através de pesquisas realizadas.
O que é a vitamina D?
A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel que você pode obter através de alimentos ricos em vitamina D ou suplementos. Seu corpo também é capaz de produzi-lo através da exposição ao sol.
A vitamina D é essencial para manter fortes os ossos e dentes, mantendo saudável seu sistema imunológico e facilitando a absorção de cálcio e fósforo.
Como a vitamina D não é encontrado naturalmente em muitos alimentos, a maioria dos profissionais de saúde recomendam que receba pelo menos de 5-30 minutos diária de exposição solar ou tomar um suplemento para atender a quantidade diária recomendada de 600 UI (15 mcg).
Infelizmente, a deficiência de vitamina D afeta quase 50% das pessoas em todo o mundo.
Aqueles em risco de deficiência incluem:
- Adultos na melhor idade
- Bebês amamentados
- Pessoas com pele escura
- Aqueles com limitação para exposição solar, por alguma impossibilidade física ou de agenda.
A obesidade é outro fator de risco para a deficiência. Curiosamente, algumas evidências sugerem que obter suficiente vitamina D poderia ajudar com a perda de peso.
Em resumo: A vitamina D é uma vitamina solúvel em gordura que você pode se obtida na exposição ao sol, alimentos ou suplementos. Quase 50% das pessoas são deficientes.
Pessoas com sobrepeso tendem a ter níveis mais baixos de vitamina D
Estudos mostram que um maior índice de massa corporal e percentual de gordura corporal estão associados a níveis sanguíneos mais baixos de vitamina D.
Várias teorias diferentes especulam sobre a relação entre baixos níveis de vitamina D e obesidade.
Alguns afirmam que as pessoas obesas tendem a consumir menos alimentos ricos em vitamina D, explicando assim a associação.
Outros apontam para diferenças comportamentais, observando que os indivíduos obesos tendem a expor menos pele e podem não absorver tanta vitamina D do sol.
Além disso, certas enzimas são necessárias para converter a vitamina D em sua forma ativa, e os níveis dessas enzimas podem diferir entre indivíduos obesos e não obesos.
No entanto, um estudo de 2012 observou que uma vez que os níveis de vitamina D em indivíduos obesos são ajustados para o tamanho do corpo, não há diferença entre os níveis em indivíduos obesos e não obesos.
Isso indica que suas necessidades de vitamina D dependem do tamanho do corpo, o que significa que indivíduos obesos precisam de mais, do que pessoas de peso normal para atingir os mesmos níveis sanguíneos. Isso poderia ajudar a explicar por que as pessoas obesas são mais propensos a ser deficiente.
Curiosamente, perder peso também pode afetar os níveis de vitamina D.
Em teoria, uma redução no tamanho do corpo significaria uma diminuição na exigência de vitamina D. No entanto, uma vez que a quantidade em seu corpo permanece o mesmo quando você perde peso, seus níveis realmente aumentaria.
E o grau de perda de peso pode afetar a medida em que seus níveis aumentam.
Um estudo descobriu que mesmo pequenas quantidades de perda de peso levou a um modesto aumento dos níveis sanguíneos de vitamina D.
Além disso, os participantes que perderam pelo menos 15% do seu peso corporal apresentaram aumentos quase três vezes maiores do que os observados em participantes que perderam 5-10% do seu peso corporal ( 10 ).
Além disso, algumas evidências mostram que o aumento da vitamina D no sangue pode reduzir a gordura corporal e aumentar a perda de peso.
Em resumo: A obesidade é um fator de risco para deficiência de vitamina D. Isto é provável porque sua exigência diária para a vitamina D depende do seu tamanho de corpo.
Níveis mais elevados de vitamina D podem ajudar na perda de peso
Algumas evidências sugerem que obter vitamina D suficiente pode aumentar a perda de peso e diminuir a gordura corporal.
Pelo menos 20 ng/ml (50 nmol/L) é considerado um nível sanguíneo adequado para promover ossos fortes e saúde geral.
Um estudo analisou 218 mulheres com sobrepeso e obesas durante um período de um ano. Todas foram colocadas em uma dieta com restrição calórica e rotina de exercícios. Metade das mulheres que receberam o suplemento de vitamina D, enquanto a outra metade recebeu um placebo.
No final do estudo, os pesquisadores descobriram que as mulheres que supriram suas necessidades de vitamina D sofreram mais perda de peso, perdendo uma média de 3,2 kg a mais do que as mulheres que não tinham níveis sanguíneos adequados.
Outro estudo forneceram para as mulheres com sobrepeso e obesidade suplementos de vitamina D por 12 semanas. No final do estudo, as mulheres não tiveram nenhuma perda de peso,mas foi descoberto que os níveis crescentes de vitamina D diminuíram a gordura corporal (medidas).
A vitamina D também poderia estar associada a uma diminuição no ganho de peso.
Um estudo com mais de 4.600 mulheres idosas descobriu que níveis mais elevados de vitamina D estavam ligados a menos ganho de peso entre as visitas durante o período do estudo de 4,5 anos.
Com base nesses estudos, parece que os benefícios relacionados entre o peso e a vitamina D vêm a aumentar seus níveis sanguíneos, ao invés de suplementação em si.
Em resumo: Conseguir quantidades adequadas de vitamina D pode aumentar a perda de peso, diminuir a gordura corporal e limitar o ganho de peso.
Como a vitamina D ajuda a perda de peso?
Várias teorias tentam explicar os efeitos da vitamina D sobre a perda de peso.
Estudos mostram que a vitamina D poderia potencialmente parar a formação de novas células de gordura no corpo.
E também poderia evitar o armazenamento de células de gordura, ou seja reduzindo efetivamente a acumulação de gordura.
Além disso, a vitamina D pode aumentar os níveis de serotonina, um neurotransmissor que afeta tudo, desde o humor à regulação do sono.
Serotonina pode desempenhar um papel no controle do seu apetite e pode aumentar a saciedade, reduzir o peso corporal e diminuir a ingestão de calorias.
Finalmente, níveis mais altos de vitamina D podem estar associados a níveis mais altos de testosterona, o que poderia desencadear perda de peso.
Um estudo de 2011 com 165 homens uma parte tomaram suplementos de vitamina D e outra parte com placebo por um ano. Verificou-se que aqueles que receberam os suplementos tiveram aumento dos níveis de testosterona do que o grupo com placebo.
Vários estudos têm demonstrado que níveis mais elevados de testosterona podem reduzir a gordura corporal e ajudar a manter a perda de peso a longo prazo.
Ele faz isso por impulsionar seu metabolismo, fazendo com que seu corpo queime mais calorias depois de comer. Poderia também bloquear a formação de novas células de gordura no corpo.
Resumo: A vitamina D pode ajudar a perda de peso, alterando o armazenamento e formação de células de gordura e níveis crescentes de serotonina e testosterona.
Quanto você precisa de Vitamina D?
Recomenda-se que adultos de 19-70 anos de idade recebam pelo menos 600 UI (15 mcg) de vitamina D por dia.
No entanto, algumas pesquisas indicam que a dosagem deve ser baseada no peso corporal.
Um estudo ajustou os níveis de vitamina D para o tamanho corporal e calculou que 70-80 UI/kg são necessários para manter níveis adequados. Dependendo do seu peso corporal, esta quantidade pode ser significativamente maior do que o limite superior estabelecido de 4.000 UI por dia.
Por outro lado, foram notificadas doses de até 10.000 UI / dia sem efeitos adversos.
Ainda assim, suplementos de vitamina D pode causar toxicidade quando consumido em grandes quantidades. É melhor consultar o seu médico antes de ultrapassar o limite superior de 4.000 UI por dia.
Resumo: A recomendação atual para a vitamina D é de pelo menos 600 UI por dia. No entanto, alguns estudos sugerem que este deve ser baseado no tamanho do corpo em doses 70-80 UI/kg por dia.
Esclarecimentos
É claro que há uma complexa relação entre a posição da vitamina D e o peso.
Obter vitamina D suficiente pode manter seus níveis hormonais em equilíbrio e pode ajudar a melhorar a perda de peso e diminuir a gordura corporal.
Por sua vez, perder peso pode aumentar os níveis de vitamina D e ajudá-lo a maximizar seus outros benefícios, como manter os ossos fortes e proteger contra a doença.
Se você tiver uma exposição limitada ao sol ou estiver em risco de deficiência, pode ser uma boa ideia considerar tomar suplementos.
Mas é fundamental, que procure um médico e faça exames para acompanhamento e controle do nível vitamina D, pois somente o especialista te indicará o melhor tratamento e dosagem, caso você esteja com insuficiência.
Nunca tome medicamento e suplementação sem acompanhamento e orientação médica.
Nunca tome medicamento e suplementação sem acompanhamento e orientação médica.
RECEITA TOP - Pão Francês Integral Light
Fontes:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3356951/
https://ods.od.nih.gov/factsheets/VitaminD-HealthProfessional/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15001609
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3705328
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3466912/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18254883
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24558199
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25105998
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/1730811
Nenhum comentário:
Postar um comentário