O gengibre é anti-náusea, anti-espasmódico, antifúngico, anti-inflamatório, anti-séptico, antibacteriano, antiviral , regulador da glicemia e é bom para emagrecer.
Gengibre |
O consumo de gengibre traz inúmeras vantagens para o organismo e é uma boa ideia juntar esta raiz à sua alimentação. O gengibre é uma raiz que ajuda a emagrecer porque atua desintoxicando o organismo e melhorando o funcionamento do intestino, o que ajuda a acelerar o metabolismo e a combater a retenção de líquidos.
PROPRIEDADES
Os principais nutrientes presentes no gengibre são o magnésio, o potássio, o folato, o cálcio e a vitamina B6. 100g de gengibre tem cerca de 80 Kcal, a maioria proveniente de carboidratos. Porém, devido ao seu sabor marcante, é utilizado apenas em pequenas quantidades na preparação de pratos culinários, em torno de 2 a 5g. Isso faz com que a quantidade de calorias e vitaminas e minerais consumida a partir do gengibre possa ser considerada insignificante.
O rizoma é muito conhecido por suas propriedades medicinais, devido à presença de substâncias que exercem ação no organismo mesmo em pequenas quantidades. Há séculos é usado para o tratamento de alergias, gripes e resfriados. Notório também por auxiliar o processo digestório. Estudos também têm revelado outras tantas propriedades do rizoma: atividades anti-inflamatória, antitumoral, antiemética, anti-hipertensiva, antidiabética e antimicrobiana.
As pesquisas mostram que o gengibre cria a termogênese, uma ação que estimula o metabolismo. Um estudo em ratos alimentados com extrato de gengibre perderam peso mantendo uma dieta rica em gordura. Enquanto uma grande quantidade de evidências anedóticas também mostra uma ligação entre o consumo de gengibre e perda de peso em humanos, estudos científicos sobre o assunto permanecem inéditos.
BENEFÍCIOS
1. Combate Mal-estar do Estômago
As propriedades carminativas presentes no gengibre podem ser usadas para Acalma a dor de estômago.
Também ajudam a relaxar os músculos gastrointestinais, impedindo o gás e o inchaço.
Além disso, especialistas em saúde recomendam o gengibre receitas para tratar doenças do estômago como dispepsia ou cólica. É também frequentemente usado no tratamento da diarreia induzida por bactérias.
Para melhorar a digestão, tente comer gengibre após as principais refeições. O gengibre também pode ajudar a aliviar os vários sintomas da intoxicação alimentar.
2. Ação Termogênica
Por ser um alimento termogênico, é um bom aliado para dietas de perda de peso. O gengibre acelera o metabolismo, ao mesmo tempo que também ajuda a reduzir a celulite, devido à sua ação anti-inflamatória.
Tomar diariamente 1 copo de água de gengibre em jejum e pelo menos mais 0,5 L ao longo do dia, acelera a perda de gordura do corpo e especialmente da barriga.
Além do gengibre, pode-se adicionar limão, berinjela, canela ou pepino à água, pois são ingredientes que contribuem para potencializar o efeito emagrecedor da água e impedindo o inchaço também.
3. Previne Gripes e Resfriados
Gengibre estimula o sistema imunológico, é usado como um tratamento natural para gripes e resfriados.
Além disso, o gengibre contém propriedades antivirais, antitóxico e antifúngicas. Ao induzir a transpiração e expelir calor, também alivia a febre ligeira.
É ideal consumir gengibre várias vezes ao dia quando se está resfriado ou com gripe. Vai ajudar a desintoxicar seu corpo de forma natural, fazendo você se sentir melhor e acelerando o processo de cicatrização.
Você também pode ferver uma colher de chá de gengibre em pó ou duas colheres de chá de gengibre fresco ralado em dois copos de água e inalar o vapor para aliviar o congestionamento e outros sintomas associados com o resfriado comum.
4. Trata a Enjoo Matinal
Mulheres grávidas que sofrem de enjoo matinal podem usar gengibre para se livrar do problema.
O gengibre funciona como vitamina B6 na tratamento do enjoo matinal.
A vitamina B6 é conhecida por ser eficaz para aliviar a náusea induzida pela gravidez.
Mesmo quando sofre de náuseas usuais, pode-se usar o gengibre para obter alívio imediato.
Mastigue o gengibre, de preferência com um pouco de mel, para se livrar dos enjoos matinais, enjoo ou náusea. Se você não gosta do sabor de gengibre cru, você pode optar por suplementos de gengibre.
5. Reduz a Dor da Artrite
O gengibre tem fortes propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a tratar a dor associada com gota, artrite reumatoide e osteoartrite.
De acordo com um estudo de 2001, o extrato de gengibre foi eficaz em reduzir os sintomas associados com osteoartrite do joelho.
Para tratar a dor, aplique pasta de gengibre quente com açafrão na área afetada duas vezes por dia. Além disso, inclua gengibre cru ou cozido em sua dieta.
Além disso, você pode adicionar algumas gotas de óleo essencial de gengibre no seu banho para aliviar dores musculares e nas articulações.
6. Previne Câncer
O gengibre é útil para câncer de ovário e câncer colorretal. Um estudo da Centro de Compreensão do Câncer mostrou que aplicar pó de gengibre induziu a morte celular em células de câncer de ovário.
Outro estudo da Universidade de Minnesota descobriu que gengibre também pode retardar o crescimento de células de cancro colo-rectal e, portanto, ajuda a prevenir câncer de cólon em grande medida.
Gengibre também tem a capacidade de combater outros tipos de câncer, incluindo pulmão, mama, pele, próstata e câncer pancreático.
7. Reduz a Cólica Menstrual
Gengibre tem propriedades anti-inflamatórias e é um poderoso analgésico natural, portanto, ele pode ser usado para reduzir a cólica menstrual.
Mulheres que sofrem de cólica podem usar gengibre em pó ou cápsulas para obter alívio da dor.
Você pode tomar o chá de gengibre. Isto lhe dará o alívio imediato da dor e melhora as cólicas que muitas vezes acontece no início do ciclo menstrual mensal.
8. Trata Enxaquecas
A pesquisa mostrou que o gengibre com limão pode proporcionar alívio da enxaqueca devido a sua habilidade de parar as prostaglandinas que causam dor e inflamação nos vasos sanguíneos.
O chá de gengibre durante ataques de enxaqueca bloqueiam a dor insuportável e acabam com as tonturas e náuseas associadas.
9. Combate a sinusite
O gengibre ajuda a limpar os seios paranasais. É uma ótima alternativa natural a outros medicamentos.Ele vai tornar fluida a secreção e desobstruir os seios paranasais. Beba o chá de gengibre várias vezes por dia.
10. Suprime a Tosse
O gengibre é um analgésico natural , portanto, ele pode ser usado para aliviar a dor e irritação da garganta. Ele também pode ajudar a reduzir a tosse, especialmente quando causada pelo resfriado comum.
A ação de aquecimento pungente do gengibre ajuda a eliminar o muco dos pulmões que podem estar causando a tosse.
Você pode mastigar um pouco de raiz de gengibre fresca, beber suco de gengibre ou chá para suprimir a tosse.
Você também pode massagear o peito com óleo de gengibre para aliviar e tratar a tosse.
11. Promove a Saúde do Coração
Gengibre é muito utilizado para promover um coração saudável. Ele reduz o nível de colesterol, regula a pressão arterial e ajuda a prevenir a coagulação do sangue, ajudando a reduzir o risco de várias doenças do coração.
Ricos em potássio, o gengibre é ótimo para a saúde do coração e a boa quantidade de manganês presente no gengibre ajuda a proteger o coração, vasos sanguíneos e as vias urinárias.
Então, inclua esta erva na sua dieta regular para manter uma boa saúde cardiovascular.
12. Um anticoagulante Natural
Investigadores dinamarqueses descobriram que o gengibre atuam de forma eficaz contra coágulos de sangue, impedindo a síntese de uma substância chamada tromboxano, responsável pela sinalização de aglomeração de células do sangue.
O gengibre tem na sua constituição uma substância chamada de gingerol, que ajuda na diluição de coágulos sanguíneos, atuando por isso como um anticoagulante.
13. Controla o Diabetes
Gengibre pode ajudar a reduzir seu nível de açúcar no sangue e aumentar a eficácia da insulina e outros medicamentos usados no tratamento da diabetes.
Os especialistas recomendam beber um copo de água morna misturada com uma colher de chá de suco de gengibre logo pela manhã para regular o açúcar no sangue.
Várias complicações de saúde associadas com a diabetes também podem ser limitadas em grande medida com a ajuda do gengibre afrodisíaco.
A ingestão regular de gengibre pode reduzir os níveis de proteína da urina, diminuir a saída de urina e ingestão de água e reduzir o risco de vários tipos de danos causados pelo descontrole de açúcar no sangue.
Esta erva pode também proteger os nervos em diabéticos e baixar os níveis de gordura no sangue.
Para concluir, se você preferir soluções naturais para os vários problemas de saúde que podem ocorrer, então o gengibre é um ingrediente que você deve sempre manter à mão em sua cozinha.
No entanto, aqueles que tomam medicação para o coração ou pressão arterial alta devem tomar gengibre sob a supervisão de um profissional de saúde.
14. Propriedades Afrodisíacas
O gengibre é conhecido como um afrodisíaco natural deste a antiguidade. A sua capacidade de estimulação da circulação sanguínea favorece o apetite sexual na sua forma em óleo.
CONTRA INDICAÇÕES
O Gengibre está contraindicado para pacientes que utilizam remédios anticoagulantes, como a Varfarina, porque ele pode afinar o sangue, facilitando a existência de hemorragias. Além disso, pessoas com pressão alta e que usam medicamentos para controlar a pressão só devem consumir gengibre de acordo com orientação médica, pois ele pode interferir com o efeito do remédio, descontrolando a pressão.
Durante a gravidez, a dose máxima de gengibre deve ser de 1g por cada kg de peso, e por isso essa raiz pode ser usada em forma de raspas para aliviar os enjoos durante a gestação.
Os efeitos colaterais do Gengibre incluem dores de estômago e sonolência, quando consumido em excesso.
RECOMENDAÇÃO DE CONSUMO
- In natura: Embora não exista uma quantidade adequada de ingestão estabelecida, estudos sugerem que benefícios podem ser alcançados com o consumo de 2 a 4 g de gengibre (sendo dividido em 3 pedaços de 2 centímetros) por dia.
- Em pó: uma colher de café da forma em pó.
Para obter os benefícios termogênicos do gengibre, o ideal é o consumo diário, mas dentro de um limite estabelecido para que o aumento do metabolismo não se torne prejudicial.
PREPARAÇÃO
Segundo os especialistas, para conseguir todos esses benefícios, é ideal que o gengibre seja consumido cru. Como seu sabor é bastante acentuado e forte, fica difícil come-lo em pedaços muito grandes. Por isso, recomenda-se ralar a raiz e adicioná-la a saladas, sobremesas e chás. A quantidade ideal que deve ser consumida diariamente é equivalente a 2 colheres de chá de gengibre ralado. Pessoas que sofrem com problemas estomacais, como úlceras, devem consumir o tubérculo com moderação, pois ele pode causar acidez e desconforto. Veja as três melhores formas de introduzi-lo em seu dia a dia
1. Chá de gengibre
Uma das melhores e mais comuns maneiras de fazer uso do gengibre para aproveitar todos os seus benefícios. O chá é ótimo para nos beneficiar das propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, sendo uma boa opção para quando estamos sentindo alguma dor. Também é ideal para relaxar o corpo quando estamos esgotados depois de um dia intenso de trabalho e estresse.
Aproveite esta receita:
Ingredientes
1 colher de gengibre fresco picado (15g)
1 copo de água fervendo (250ml)
1 colher de mel (7,5g) – opcional
Suco de limão (opcional)
Preparo
Adicione a colher de gengibre fresco picado a um copo de água fervendo. Se quiser, você pode adicionar o mel e o suco de limão para obter um sabor mais agradável. Ambos são ingredientes com propriedades benéficas para a saúde e não atrapalham em nada a ação do gengibre. Se quiser, você também pode experimentar esta receita substituindo a água por leite quente.
2. Gengibre fresco para suas receitas
O toque especial que o gengibre fornece aos pratos combina com diversos alimentos. Você pode manter a raiz de gengibre em casa, ou até ter uma planta do mesmo, e ralá-lo, triturá-lo ou simplesmente cortá-lo em rodelas para utilizá-lo em diferentes preparações culinárias.
Você pode combiná-los com vários alimentos:
- Preparos com carne, seja ela de boi, frango ou porco.
- Pratos com uma influência oriental, como o frango xadrez.
- Peixes presentes na culinária japonesa, em preparos como o sushi e o sashimi
- Adicione-o ao arroz para obter um sabor único e diferente do dia a dia.
- Use-o para dar um toque especial às saladas.
- Acrescente um pouco de gengibre aos vegetais e legumes refogados para um sabor extra.
- Pode até ser usado em receitas de doces, como o cheesecake e pudins.
3. Gengibre moído
Você pode comprar o gengibre já moído, ou então prepará-lo em casa a partir da raiz seca. Esta forma do remédio natural também pode ser usada de algumas maneiras diferentes:
- Acrescentar em seus chás e infusões preferidos.
- Adicionar uma porção a batidas e sucos naturais de vegetais e frutas.
- Usar como tempero e molho para saladas, juntamente com outros ingredientes como azeite, molho de soja e mostarda, por exemplo.
- Temperar carnes antes de prepará-las.
PRINCIPAIS NUTRIENTES
100g de gengibre in natura
RECEITA TOP
Caso queira conhecer melhor outros Temperos e Especiarias que não tenha aqui no site, escreva no comentário qual o Tempero e Especiaria que você gostaria de conhecer?
Nenhum comentário:
Postar um comentário