As enxaquecas afetam até 15% dos adultos em todo o mundo. Eles diferem de uma cefaleia média na gravidade e sintomas, e pode reduzir significativamente a qualidade de vida das pessoas.
Apesar de décadas de pesquisa, a causa exata da enxaqueca ainda é desconhecida.
É claro que uma dieta não vai causar a uma pessoa um princípio de enxaqueca.No entanto, para as pessoas que sofrem de enxaquecas, uma dieta é um dos vários fatores que podem desencadear a enxaqueca.
Segue uma lista dos alimentos mais comumente relatados como gatilhos de enxaqueca em pesquisas.
1. Queijo Envelhecido
Esse queijo é frequentemente identificado como um gatilho de enxaqueca. São os tipos azuis: Gorgonzola e o Roquefort.
Os pesquisadores têm a hipótese de que isso ocorre porque queijos envelhecidos contêm altos níveis de tiramina, um aminoácido que pode afetar os vasos sanguíneos e desencadear uma dor de cabeça.
Outros alimentos ricos em tiramina incluem os queijos tipo: curados, secos, fumados ou em conserva, incluindo queijo cheddar, queijo suíço, salame, chucrute e tofu.
Infelizmente, as evidências sobre tiramina e enxaquecas são misturadas. No entanto, mais de metade dos estudos que procuram uma relação entre tiramina e enxaqueca descobriram que a tiramina poderia agir como um gatilho em algumas pessoas.
Estudos de alta qualidade são necessários para confirmar esta ligação, embora se estime que cerca de 5% das pessoas que sofrem de enxaqueca são sensíveis à tiramina.
Se você sente que suas enxaquecas são provocadas por queijos duros, esta pode ser a razão.
Fique de olho: queijos envelhecidos e outros alimentos ricos em tiramina são muitas vezes considerados gatilhos de enxaqueca. A evidência é mista, mas pode haver um link.
2. Chocolate
O chocolate é um disparador de enxaqueca comumente relatado.
Tem sido sugerido que feniletilamina ou flavonoides, duas substâncias encontradas no chocolate, pode ser a razão.
No entanto, a evidência é conflitante.
Alguns estudos descobriram que o chocolate pode provocar enxaquecas em pessoas sensíveis.
Por exemplo, um pequeno estudo em pacientes com enxaqueca descobriu que 5 dos 12 participantes tiveram ataques de enxaqueca no prazo de um dia após comer chocolate. E curiosamente, os demais que ingeriram placebo nenhum deles tiveram enxaqueca. .
No entanto, muitos outros estudos não encontraram uma ligação entre o consumo de chocolate e as enxaquecas.
Portanto, é provável que o chocolate não seja um fator importante na enxaqueca para a maioria das pessoas. Apesar disso, aqueles que sentem que o chocolate é um gatilho pode querer evitá-lo.
Fique de olho: O chocolate é um dos mais comumente relatados como gatilho da enxaqueca. Isso pode estar relacionado a alguns dos compostos vegetais encontrados no chocolate.
3. Carnes curadas ou processadas
Carnes curadas ou processadas, como salsicha ou o famoso "frios" do sanduíche, e todas as demais do tipo defumadas, seca, salgadas e enlatadas contêm conservantes conhecidos como nitratos ou nitritos .
De fato, na década de 1970, quando as pessoas relataram primeiro dores de cabeça após o consumo de nitritos, eles foram muitas vezes referida como "dores de cabeça do hot dog".
Hoje, carnes curadas e processadas ainda são freqüentemente relatados como gatilhos de enxaqueca.
Nitritos podem provocar enxaquecas, causando a expansão dos vasos sanguíneos.
No entanto, mais pesquisas são necessárias para dizer o quão relevante isso é para os pacientes com enxaqueca.
Fique de olho: Carnes processadas ou curadas geralmente contêm nitratos ou nitritos, que podem desencadear dores de cabeça em pessoas suscetíveis.
4. Alimentos gordurosos e fritos
A gordura também pode afetar a suscetibilidade às enxaquecas.
Isso pode ser porque altos níveis de certas gorduras no sangue levam à produção de prostaglandinas .
As prostaglandinas podem causar a dilatação dos vasos sanguíneos, potencialmente levando a enxaquecas e aumento da dor.
Um estudo sobre esta associação descobriu que no início do estudo, os participantes que comiam uma dieta rica em gordura contendo mais de 69 gramas de gordura diariamente tinham quase o dobro de dores de cabeça naqueles que comiam menos gordura.
Eles também descobriram que, após a redução da ingestão de gordura, a frequência e a intensidade das cefaleias dos participantes diminuíram. Quase 95% dos participantes relataram uma melhora de 40% em suas dores de cabeça.
Outro estudo sobre uma dieta vegana de baixo teor de gordura encontrou resultados semelhantes, com reduções na dor de cabeça e freqüência.
No entanto, em ambos os estudos, outros fatores além da ingestão de gordura foram alterados, como a perda de peso ou exclusão de produtos de origem animal.
Portanto, não é possível dizer com certeza que a redução da ingestão de gordura por si só foi responsável pelas melhorias.
Fique de olho: Comer uma dieta rica em gordura pode aumentar a freqüência de enxaquecas. Consequentemente, reduzindo a ingestão de gordura tem sido mostrado para melhorar a intensidade e frequência da enxaqueca.
5. Comida Chinesa
O glutamato monossódico (MSG) é um potenciador de sabor controverso adicionado a alguns alimentos chineses e processados para melhorar seu sabor salgado.
Relatórios de dores de cabeça em resposta ao consumo de MSG têm sido prevalentes por várias décadas.
Mas, a evidência desse efeito é controversa, e nenhum estudo bem projetado mostrou uma ligação entre a ingestão de MSG e as enxaquecas.
Alternativamente, estes alimentos "tipicamente alto conteúdo de gordura ou sal poderia ser a culpa.
No entanto, MSG freqüentemente continua sendo relatado como um gatilho para a dor de cabeça e a enxaqueca.
Fique de olho: O glutamato monossódico, que está presente em muitos alimentos chineses e processados, é frequentemente relatado em provocar dores de cabeça.
6. Café, Chá e Refrigerantes
A cafeína é frequentemente utilizada para tratar dores de cabeça.
Mas curiosamente, algumas evidências sugerem que pode indiretamente provocar enxaquecas.
Tanto que uma "cefaleia por abstinência de cafeína" é um fenômeno bem conhecido em que uma dor de cabeça ocorre enquanto os efeitos da cafeína desaparece gradualmente do organismo.
Isso acontece porque os vasos sanguíneos começam a se expandir novamente após a contração pelo consumo de cafeína.
Este efeito pode desencadear enxaquecas naqueles que são suscetíveis.
No entanto, a retirada de cafeína parece mais comumente causar a cefaleia média, não enxaqueca.
Fique de olho: A cafeína pode desencadear indiretamente dores de cabeça através de efeitos de abstinência. Isso acontece quando os efeitos da cafeína desaparece e certos vasos sanguíneos expandem.
7. Adoçantes artificiais
Aspartame é um tipo de adoçante artificial que é freqüentemente adicionado aos alimentos e bebidas para torná-los sabor doce sem adição de açúcar.
Algumas pessoas queixam-se que desenvolvem uma dor de cabeça depois de consumir aspartame, mas a maioria dos estudos mostrou um efeito mínimo ou inexistente.
Alguns pequenos estudos têm investigado se o aspartame afeta negativamente as pessoas que sofrem de enxaquecas.
Infelizmente, os estudos eram pequenos ou tinham falhas de projeto, mas eles descobriram que o aspartame afetou dores de cabeça em alguns pacientes com enxaqueca.
Um desses estudos descobriu que mais de metade dos 11 participantes apresentaram maior freqüência de enxaqueca após consumir grandes quantidades de aspartame.
Portanto, é possível que uma porção de sofredores de enxaqueca podem ser sensível ao aspartame.
Fique de olho: O aspartame é um adoçante artificial comum que pode aumentar a freqüência de enxaqueca em algumas pessoas.
8. Bebidas alcoólicas
As bebidas alcoólicas são um dos gatilhos mais antigos conhecidos para dores de cabeça e enxaquecas iguais. Infelizmente, a razão pela qual não é tão clara.
As pessoas que têm enxaqueca tendem a beber menos álcool do que as pessoas que não tem, e eles parecem mais prováveis do que outros a experiência de sintomas de enxaqueca como parte de uma ressaca.
No entanto, álcool em si não pode ser a culpa.
As pessoas muitas vezes apontam para vinho tinto, ao invés de álcool em geral, como um gatilho de enxaqueca.
A evidência parece apoiar a ideia de que os compostos especificamente presentes no vinho tinto como histamina, sulfitos ou flavonoides, podem desencadear dores de cabeça.
Como evidência, um estudo descobriu que beber vinho tinto, mas não vodka, provocou dores de cabeça.
No entanto, a causa exata disso ainda é desconhecida.
Independentemente disso, estima-se que as bebidas alcoólicas podem desencadear enxaquecas em aproximadamente 10% das pessoas que sofrem de enxaqueca.
Embora não haja uma necessidade para a maioria dos pacientes com enxaqueca para evitar álcool completamente, aqueles que são sensíveis devem limitar o seu consumo.
Fique de olho: Bebidas alcoólicas são um dos mais conhecidos como gatilho da enxaqueca. No entanto, o álcool não é um problema para todos aqueles que sofrem de enxaqueca, e a razão pela qual não está claro.
9. Alimentos e Bebidas Frias ou Congeladas
A maioria das pessoas já ouviu falar do "sorvete" dores de cabeça que alimentos frios ou congelados e bebidas podem desencadear.
No entanto, esses alimentos e bebidas também podem provocar enxaquecas em pessoas suscetíveis.
Um estudo pediu aos participantes para segurar um cubo de gelo entre suas línguas e os céus de suas bocas por 90 segundos, a fim de estudar cefaleia induzida pelo frio.
Eles descobriram que este teste desencadeou dores de cabeça em 74% dos 76 pacientes com enxaqueca que participaram. Por outro lado, desencadeou dor em apenas 32% daqueles que sofriam de cefaleias não enxaquecas.
Outro estudo descobriu que as mulheres que haviam experimentado uma enxaqueca no ano anterior tinham duas vezes mais chances de desenvolver dores de cabeça depois de beber água gelada, em comparação com as mulheres que nunca sofreram de enxaquecas.
Portanto, os que sofrem de enxaqueca que percebem que suas dores de cabeça são desencadeadas por alimentos frios evitam alimentos e bebidas geladas ou congeladas, incluindo iogurte gelado ou congelado ou sorvete.
Fique de olho: Pessoas que sofrem de enxaquecas podem ser mais propensos a experimentar uma dor de cabeça induzida pelo frio do que a pessoa com dor média. Portanto, pode ser uma boa ideia evitar alimentos e bebidas frias..
Em resumo
Apesar, que uma nova dieta não cause o princípio das enxaquecas, é um dos muitos fatores que podem desencadear uma enxaqueca em alguém que a tenha freqüentemente. Quem sofre de enxaqueca e tenha esse gatilho pode encontrar alívio, evitando e identificando os alimentos que são mais sensíveis.
A melhor maneira de identificar se certos alimentos desencadeiam enxaquecas para você "é testando". Então no dia a dia introduza um alimento por vez e anote os sintomas que surgirem desencadeando a enxaqueca.
Além disso, certifique-se e dê atenção especial aos alimentos e bebidas na lista acima.
Conhecendo os alimentos gatilho da enxaqueca, é um bom começo para reduzir a freqüência e a gravidade de suas enxaquecas.
E o mais importante, sempre procure um especialista para indicar um melhor tratamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário