Seus benefícios são imensos principalmente para o controle do açúcar no sangue e para inflamações, além de ser ótimo para quem está de dieta, já que contém apenas 20 calorias em 100g.
Acelga |
O consumo dessa planta traz muitos benefícios раrа а saúde. Fortalece о estômago, auxilia а desinflamar оѕ nervos е tеm ação antioxidante. A acelga tаmbém ajuda nа eliminação dоѕ cálculos biliares, além dе tеr ação cicatrizante. Outra propriedade dа hortaliça é atuar nа diminuição dа glicose nо sangue, о quе pode ajudar quеm tеm diabetes.
PROPRIEDADES
A acelga é um alimento muito nutritivo de baixa caloria, com boa quantidade de vitamina K, magnésio e potássio, como também contém vitamina E, vitamina A, C, e ferro. Seu consumo está associado a um menor risco de doenças cardíacas e certos tipos de câncer. A vitamina K fornecida em alta quantidade na acelga é essencial para a coagulação sanguínea e manutenção da saúde óssea.
O magnésio é um bloqueador natural de cálcio que evita o excesso deste nas células nervosas e, portanto, a ativação do nervo. A ativação dessas células leva à contração excessiva, resultando em condições como cãibras musculares, dor, fadiga, pressão arterial alta, enxaquecas e espasmos musculares.
A vitamina A, vitamina C, cálcio e magnésio contribuem na manutenção de ossos fortes e saudáveis e ajudam a prevenir a osteoporose, doença causada pela inadequada ingestão de cálcio na dieta. A doença está associada a uma perda gradual da densidade óssea, o que aumenta o risco de fraturas. Desta forma, a acelga contribui na manutenção de ossos saudáveis, controle da frequência cardíaca e pressão arterial, relaxamento dos nervos e na coagulação sanguínea.
A vitamina A, vitamina C, cálcio e magnésio contribuem na manutenção de ossos fortes e saudáveis e ajudam a prevenir a osteoporose, doença causada pela inadequada ingestão de cálcio na dieta. A doença está associada a uma perda gradual da densidade óssea, o que aumenta o risco de fraturas. Desta forma, a acelga contribui na manutenção de ossos saudáveis, controle da frequência cardíaca e pressão arterial, relaxamento dos nervos e na coagulação sanguínea.
BENEFÍCIOS
1- Equilibra os níveis de açúcar no sangue
Devido a esse surpreendente benefício, à acelga é indicada para quem sofre de diabetes. Isso se deve a presença de ácido siríngico que bloqueia a ação de uma enzima responsável por aumentar a produção de açúcar no sangue. O fato de esse legume ser rico em proteínas e fibras – cerca de 3 gramas por copo – reduz o tempo de digestão e ajuda no funcionamento correto do sistema digestivo o que automaticamente equilibra o açúcar no organismo.
2- Anti-inflamatório natural
Estudos comprovam a grande capacidade da acelga como anti-inflamatório. Por conter quantidades significativas de vitamina C ela é capaz de prevenir inflamações crônicas. Esse tipo de inflamação provoca condições graves como obesidade, hipertensão e aterosclerose. E a acelga atua no fortalecimento do sistema imunológico.
3- Melhora a saúde dos ossos
Quando o assunto é fortalecer os ossos, logo pensamos em consumir cálcio, mas a acelga vai, além disso, ela também fornece vitamina K e magnésio. Essa vitamina diminui a atuação das células que danificam os ossos. O organismo por sua vez, transforma vitamina K1 em K2 que contribui para a produção da proteína não-colágeno da estrutura óssea. Tudo isso promove a saúde dos ossos.
4- Diminui a pressão arterial
Algumas pesquisas confirmaram que alimentos como a acelga, que contém nitratos dietéticos diminuem a pressão arterial. Ainda, a presença de magnésio, cálcio e potássio reduzem a quantidade de sódio do corpo e dilatam as artérias. E isso é muito bom para a saúde vascular.
5- Previne o câncer
Os antioxidantes ricamente presentes na acelga agem na prevenção do câncer. Eles são capazes de combater a ação dos radicais livres. Também podemos dizer que a própria clorofila da acelga luta contra os causadores do cancro. Além disso, os fitonutrientes zeaxantina, luteína, beta-caroteno e as vitaminas E e C tem se mostrado eficaz em evitar o câncer, principalmente o de cólon.
6- Melhora o desempenho físico
Mais uma vez, os nitratos dietéticos também aumentam a resistência durante a atividade física. Isso se deve á oxigenação aumentada dos músculos, o que consequentemente aumenta o tempo de exercício, já que você terá mais disposição para fazê-lo.
7- Potencializa o cérebro
Esse vegetal é muito bom para o cérebro, porque acelera o desenvolvimento. A explicação está no fato da acelga possuir vitamina K e potássio em quantidades generosas. Isso melhora as habilidades cognitivas, sendo ideal para o consumo de estudantes ou para quem irá prestar vestibular.
8- Previne a anemia
A anemia é muito comum em pessoas que se alimentam mal, justamente porque não ingerem ferro e nem cobre. Mas a acelga melhora a produção de glóbulos vermelhos, o que aumenta a circulação de sangue para os órgãos.
9- Melhora a visão
Nesse caso o fitonutriente beta-caroteno tem se mostrado eficaz para a visão. Ele previne a degeneração macular, cegueira e glaucoma. Sendo excelente para todas as pessoas, mas principalmente para idosos.
10- Deixa o cabelo saudável
Quem diria que acelga é boa para o cabelo! A biotina, principal componente para a melhora das madeixas, aumenta a circulação no couro cabeludo, estimulando os folículos capilares. Os resultados são notáveis, pois aumenta o brilho, a textura dando um aspecto mais saudável.
CONTRA INDICAÇÕES
Devido à sua elevada quantidade de vitamina K, as pessoas sob terapia com anticoagulantes devem evitar comer acelga, porque aumenta a concentração de vitamina K no sangue, causando o efeito oposto ao que os anticoagulantes está tentando alcançar.RECOMENDAÇÃO DE CONSUMO
O recomendado é consumir entre 100g, e tudo isso com apenas cerca de 20 calorias em cada porção.
PREPARAÇÃO
Além da acelga, as verduras em geral, possuem poucas calorias e bastante fibras, por isso, são altamente indicadas para pessoas que querem emagrecer, além é claro, dos benefícios de suas vitaminas e minerais. O jeito mais indicado de consumir verduras é de maneira crua, já que seu cozimento elimina alguns nutrientes.
Para prepará-la primeiramente, desprenda cada folha uma da outra e lave de forma cuidadosa em água corrente. Todas as partes da acelga podem ser consumidas – no caso do caule coma o de cor branca -, a forma mais comum de prepará-la é cozida ou assada.
Esse vegetal pode ser consumido até 2 vezes na semana, e a quantidade é em torno de meio copo.
Como escolher o produto no mercado
- Procure por folhas verdes, que não tenham manchas, isso indica que está fresca.
- Observe se folhas estão murchas ou danificadas, o mesmo vale para o talo. Se estiver, evite comprar.
- Para guardar na geladeira, coloque-a em um saco plástico. A duração é em torno de 5 dias.
PRINCIPAIS NUTRIENTES
Porção de 100g - acelga crua
RECEITA TOP
Fontes:
Caso queira conhecer melhor outros Legumes e Verduras que não tenha aqui no site, escreva no comentário qual o Legume e Verdura que você gostaria de conhecer?
Nenhum comentário:
Postar um comentário